Cuidados com porquinho da Índia: descubra aqui!

cuidados-com-porquinho-da-india

Você quer saber quais cuidados com porquinho da índia deve ter para garantir que seja saudável e fique com você durante muitos e muitos anos?

É importante ficar atento à alimentação, fazer a higiene correta, limpar bem a sua gaiola…

Portanto, são cuidados básicos e relativamente fáceis, mas essenciais!

Se você está pensando em comprar um porquinho da índia, preparamos um guia completo com todos esses cuidados.

Cuidados com porquinho da índia

Os cuidados com porquinho da índia vão desde alimentação até a limpeza da sua casinha.

Para te ajudar, vamos mostrar separadamente cada um deles:

Cuidados com porquinho da índia: alimentação

Existe uma ração própria para porquinho da índia, que você encontra em petshops e até supermercados.

É importante manter um bebedouro com água limpa e fresca, e se possível, troque a água se perceber que o porquinho da índia sujou com a ração.

Para os porquinhos da índia de até seis meses, os veterinários indicam o feno de alfafa, pois é rico em cálcio, proteína e calorias.

Outros cuidados com porquinho da índia em relação à alimentação se refere à introdução de verduras. Vale a pena conversar com o veterinário para saber quais pode dar e a quantidade.

Cuidados com porquinho da índia: higiene

A higiene também faz parte dos cuidados com porquinho da índia.

Em relação aos seus dentes, à medida que esses roedores crescem, seus dentes também. Por isso, mantenha brinquedos para ele roer e desgastar assim seus dentes.

Quanto mais longa for sua pelagem, será necessário escovar com frequência.

Assim como os cachorros que precisam fazer uma tosa higiênica, o porquinho da índia também, pois às vezes, podem se sujar com a urina e fezes.

Cuidados com porquinho da índia: casinha

Você deve escolher uma casinha ou gaiola com espaço o suficiente para o seu porquinho da índia poder se movimentar e brincar.

Como eles têm muita energia, procure espalhar brinquedos, e entre os cuidados com porquinho da índia, lembre-se que a gaiola deve ser feita de material resistente e sem nenhum risco para o animal se machucar.

Para que a casinha não fique muito quente, as paredes devem ser vazadas. Além disso, pense muito bem no local que vai colocar a casinha.

Um outro ponto é que o piso precisa ser sólido e ter uma forração mais macia.

Por meio do marketing de rede social de algumas lojas, você pode facilmente encontrar na internet a casinha ideal para o seu porquinho. 

Cuidados com porquinho da índia: socialização

Pode parecer um pouco estranho, mas o porquinho da índia pode brincar com os humanos, mas faça isso devagar, porque podem ficar um pouco assustados.

Entre os cuidados com porquinho da índia, no momento de socializar, escolha um ambiente seguro, com temperatura agradável e se possível, coloque alguns brinquedos apropriados para porquinho da índia.

Conclusão

Agora que você já sabe todos os cuidados com porquinho da índia, procure escolher uma gaiola com tamanho razoável, e equipada com recipientes para comida e água.

Aos poucos, você vai conhecendo seus hábitos e comportamentos, e se observar algo anormal, vale a pena conversar com seu veterinário.

A boa notícia é que você encontra no mercado vários kits para porquinho da índia, que incluem brinquedos para roer, pentes para escovar o pelo, rampas e túneis, enfim, tudo para tornar a vida do seu animalzinho a mais divertida possível!

Gostou? Compartilhe

Rolar para cima